Associação Brasileira
da The Rotary Foundation

A Associação Brasileira da The Rotary Foundation é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP, criada com base na Lei 9.790/99 e registrada no Ministério da Justiça sob número MJ 08026.007565/2004-73.

As doações de Pessoas Jurídicas à Associação dão direito a benefícios fiscais conforme a lei 9249 e MP 2113-30

Estas contribuições são utilizadas para patrocinar os programas humanitários e educacionais da Fundação Rotária do Rotary International.

Objetivos da Associação Brasileira da The Rotary Foundation

A Associação Brasileira da The Rotary Foundation tem por objeto social a promoção de assistência social e educação, sobretudo para incentivar e promover a compreensão e relacionamento amigáveis entre pessoas de diferentes países, por meio de programas visíveis e eficazes de natureza filantrópica, humanitária, educacional e assistencial.

Perguntas e respostas sobre doações à Associação Brasileira da The Rotary Foundation

1) Quais benefícios podem ter as Pessoas Jurídicas quando fazem uma doação à Associação Brasileira da The Rotary Foundation?

As Pessoas Jurídicas que fazem doações para a Associação Brasileira da The Rotary Foundation, além de se engajarem no conceito de cidadania, podem lançar esta contribuição como despesa operacional, sendo que o limite que poderá ser contabilizado é de no máximo 2% (dois por cento) do lucro operacional da empresa.

2) Todas as Pessoas Jurídicas, independentemente do sistema de tributação que adotem, podem efetuar doações à Associação Brasileira da The Rotary Foundation?

Sim. Entretanto, somente as Pessoas Jurídicas optantes do sistema de Lucro Real poderao gozar do benefício tributário concedido pela legislação vigente.

3) Como fazer para saber qual o sistema de tributação que uma empresa adota?

O ideal é obter esta informação com o contador da empresa, haja vista que ele deve saber qual o sistema de tributação que a empresa adotou, portanto, tem facilmente esta informação.

4) Quais são os sistemas de tributação que existem?

Os sistemas de tributação são os seguintes: Lucro Real, Lucro Presumido, Lucro Arbitrado e Simples

5) Qual a legislação que trata das doações de Pessoas Jurídicas, bem como a dedutibilidade da doação?

A legislação que trata deste assunto é o artigo 28o da Instrução Normativa 11, de 21 de fevereiro de 1996, publicada no Diário Oficial da União em 22 de fevereiro de 1996, página 2856.

Além disso, o artigo 13o da Lei 9249, de 26 de dezembro de 1995, publicada no Diário Oficial da União em 27 de dezembro de 1995, página 22.301, também estabelece o limite de dedução de doações efetuadas por Pessoas Jurídicas optantes do sistema de Lucro Real

6) Como saber o valor que poderá ser deduzido como despesa operacional?

A legislação vigente estabelece que as doações feitas podem ser consideradas como despesa operacional, limitado a o máximo 2% (dois por cento) do lucro operacional da empresa.

Como exemplo, se a empresa fizer uma doação à Associação Brasileira da The Rotary Foundation no valor de R$ 30.000,00 e tiver um lucro operacional no período de R$ 500.000,00, o valor máximo da doação que poderá ser contabilizado como despesa operacional é de R$ 10.000,00, que representa 2% de R$ 500.000,00.

7) Como é registrada a contribuição?

Toda contribuição feita a favor da Associação fica registrada em nossos arquivos e um recibo é emitido a favor do doador da contribuição para que possa utilizado junto ao Fisco.

8) Qual a melhor forma de contribuir para Associação Brasileira da Fundação Rotária?

A forma mais rápida e segura e fazer deposito bancário identificado (conta abaixo) e enviar o formulário de contribuição para o nosso escritório e fim de que possamos emitir o recibo corretamente.

Banco Itaú S/A (341)

Agencia 0383 – Cardoso de Almeida, SP