Plano Visão de Futuro

Perguntas mais frequentes sobre o Plano Visão de Futuro

Por que a Fundação Rotária está alterando seu modelo de concessão de subsídios?

Desde sua incepção, em 1917, a Fundação fez pouquíssimas alterações em sua estrutura de programas. Ao nos prepararmos para o próximo século de prestação de serviços, buscamos atualizar nossa missão e criar formas mais eficientes de ajudar os rotarianos a elaborar projetos mais diversos e que causem maior impacto.

Que tipos de atividade podem ser implementadas de acordo com a nova estrutura?

Clubes e distritos poderão implementar uma grande variedade de atividades humanitárias e educacionais em sua região e em outros países através de dois tipos de subsídios:

1) Subsídios Distritais da Fundação Rotária são subsídios seccionais que visam apoiar projetos de menor porte locais ou internacionais. Os distritos poderão usar até 50% de seu Fundo Distrital de Utilização Controlada (FDUC) em cada ano rotário para financiar iniciativas com esses subsídios, sendo que administrarão as verbas sem interferência da Fundação. Exemplos de atividades:

• Intercâmbio de equipes de formação profissional com outro distrito.
  • Viagens internacionais para que médicos possam prestar serviços voluntários em outros países.
  • Bolsas educacionais para estudantes frequentarem universidades locais ou em outros países (semelhantes às bolsas educacionais atuais).
  • Doação de materiais de arte para programas de jovens após o horário escolar.
  • Envio de contêineres Shelterbox para dar assistência a distritos vítimas de catástrofes.

2) Subsídios Globais da Fundação Rotária visam apoiar projetos de grande porte e impacto em uma das seis áreas de enfoque. Existem duas opções de Subsídios Globais:

a. Os clubes e distritos poderão lançar seus próprios projetos de subsídio global, que serão financiados por patrocinadores e por equiparações do Fundo Mundial. Exemplos de atividades:

• Projetos internacionais envolvendo provisão de água potável, saneamento básico e educação em higiene pessoal.
  • Envio de bolsistas ao exterior para participar de programas educacionais em engenharia sanitária.
  • Distribuição de mosquiteiros e remédios para tratamento de pacientes com malária a projetos internacionais de combate à doença.
  • Envio de equipes de formação profissional a outros países para participar de palestras e cursos e aprender métodos de alfabetização de adultos.

b. A Fundação irá criar pacotes de subsídios globais em parcerias estratégicas com outras organizações. O Fundo Mundial e o parceiro estratégico financiarão 100% da iniciativa, a qual deverá ser implementada pelos rotarianos. Exemplos de atividades:

• Parcerias com organizações não-governamentais internacionais para distribuir filtros de areia para tratamento de água em vilarejos que não têm acesso a água potável.
  • Parcerias com universidades reconhecidas internacionalmente para proporcionar a estudantes de pós-graduação a oportunidade de estudar doenças infecciosas e saúde materna.
  • Parcerias com organizações internacionais e universidades respeitadas para proporcionar treinamento profissional a funcionários da área de saúde em países em desenvolvimento.

Quais são as áreas de enfoque dos subsídios globais?

Os subsídios globais da Fundação destinam-se a seis áreas:

• Paz e prevenção/resolução de conflitos
  • Tratamento e prevenção de doenças
  • Recursos hídricos e saneamento
  • Assistência médica a mães e filhos
  • Alfabetização e ensino básico
  • Desenvolvimento econômico e comunitário

Como o novo modelo vai afetar o Pólio Plus e os Centros Rotary para Estudos Internacionais?

O Pólio Plus é a prioridade número um do Rotary International e continuará a operar da mesma forma até que a pólio seja erradicada. O programa Centros Rotary de Estudos Internacionais se encaixa no conceito de subsídios globais e também não vai ser afetado pelo Plano Visão de Futuro.

O Fundo Mundial continuará a apoiar projetos de menor porte?

Os curadores determinaram que o valor mínimo para os subsídios globais será US$15.000. Projetos de menor porte poderão ser financiados pelos subsídios distritais. Clubes e distritos são incentivados a trabalhar em parceria na implementação de projetos de maior impacto que alcancem o valor mínimo e tenham resultados mais duradouros.

Analise a tabela (PDF) que mostra um exemplo de como projetos de programas da Fundação Rotária seriam financiados de acordo com o modelo vigente e o modelo do Plano Visão de Futuro.

Como distritos que não participarem da fase experimental poderão formar parcerias com distritos participantes?

Durante a fase experimental da nova estrutura de subsídios, distritos participantes poderão continuar a formar parcerias com distritos não-participantes. O tipo de programa ou subsídio a ser usado será estabelecido de acordo com a situação de cada distrito com relação ao Plano Visão de Futuro. Veja exemplos de como distritos participantes podem trabalhar em parceria com distritos não-participantes.

Como o meu distrito será afetado se não participar da fase experimental?

Distritos que não participarem da fase experimental continuarão a operar segundo a estrutura atual de concessão de subsídios até que o novo modelo seja implementado globalmente em 2013-14. Distritos não selecionados para participar da fase experimental serão informados quanto a seu progresso e receberão treinamento para o novo modelo de subsídios em 2010-13, de forma a fazer a transição em julho de 2013.