Textos Rotários

A ética é um princípio que não pode ter fim

Certa vez, um caranguejo corria na praia com sua mãe. A mãe corrigiu o filho:
– Não corra de lado, andar para frente é mais adequado.
O jovem caranguejo respondeu:
– Claro, mamãe, quero aprender. Mostre como se anda para a frente e eu seguirei atrás de você.
As palavras são muito importantes, mas o que vale é o exemplo. Se queremos fidelizar os rotarianos da Fundação Rotária, o primeiro preceito há que ser o exemplo.
O que entendemos por fidelizar é, na verdade, um complexo de ações que podemos sintetizar com os seguintes questionamentos:

1 – Você participa de todos os seminários da Fundação Rotária?
É bem verdade que muitas vezes só comparecem aqueles que fazem parte da organização distrital. Vimos seminários sem a presença de governadores eleitos ou de ex-governadores.

2 – Você se oferece para fazer projetos à Fundação Rotária?

3 – Você monitora os projetos do seu ano de governadoria ou de seu clube?
Tivemos, recentemente, em uma parte do mundo, o desvio de fundos de Subsídios Equivalentes por falta de monitoramento das lideranças.

4 – Você lidera na sua área de influência a captação de recursos para a Fundação Rotária?
Escritores importantes, buscando decodificar porque as pessoas são fiéis às religiões, entendem que tudo está baseado em princípios:
Primeiro: a aceitação de que a religião objetiva religar o homem ao seu Criador.
Segundo: a Bíblia, por exemplo, tem que ser lida buscando-se desenvolver os “sentidos do espírito”, tais como: o sentido da fé, o sentido da revelação, o da relatividade das palavras e o do bom senso.
A religião está solidamente assentada em valores e, por essa razão, há milhares de anos ela fideliza seus associados através da repetição sistemática e continuada.
Dentro do efêmero do cotidiano, é religar o homem aos valores.
Com a evolução tecnológica, que a cada instante torna muitos bens materiais descartáveis, vemos como é importante manter mecanismos para conectar o homem ao espírito.
Hoje, mais do que nunca, é importante que partidos políticos, empresas e instituições mantenham os valores como landmarks, que devem ser exibidos, mantidos e repetidos, sem essa de que a evolução tecnológica a cada dia apresenta uma novidade. A embalagem pode variar, mas o conteúdo tem que ser o mesmo:

A ética é um princípio que não pode ter fim.