Textos Rotários

A gênese do sucesso

Em 1930, ano em que a Fundação Rotária concedeu o seu primeiro subsídio, seu futuro ainda não parecia claro. Por solicitação do doador Paul Harris, aquele subsídio, no valor de US$ 500, foi dado à Sociedade Internacional de Crianças Inválidas. Hoje em dia, o nosso programa Polio Plus confirma a continuidade dos programas da Fundação.

Essa continuidade é um dos pilares sobre os quais se apóia a nossa Fundação, e garante o seu sucesso. Os programas da Fundação, que se desenvolvem desde 1947, constituem um outro pilar. Em 1947, concedia-se a primeira bolsa para estudos avançados, patrocinada pelo Fundo Paul Harris. Até hoje, mais de 37.000 pessoas receberam bolsas de estudos da Fundação Rotária. Desde 1964, quando foi instituído o programa de Subsídios Equivalentes, como instrumento de promoção da paz mundial, mais de 23.000 projetos foram aprovados, e desde 1965, mais de 52.000 integrantes de Intercâmbio de Grupos de Estudos viajaram por todo o mundo, com o objetivo de promover a paz. Em 1979, o Programa 3-H expandiu o espectro dos serviços prestados pela Fundação.

O maior programa corporativo da história do Rotary é o Polio Plus, lançado em 1984. Mais recentemente, os Subsídios Distritais Simplificados, os Subsídios Individuais e as Bolsas Rotary para a Paz Mundial alargaram as fronteiras das oportunidades de serviços; além disso, os rotarianos têm canalizado a ajuda humanitária através dos Fundos para Recuperação de Desastres, com o fim de aliviar os efeitos das guerras e das calamidades.

O sucesso desses programas resultou em reconhecimento e prestígio para a nossa Fundação, além de sua forte presença em todo o mundo.